CLIC ABAIXO E VEJA OS VÍDEOS PROFESSOR COMPANHEIRO

Loading...

ANO 2013 - ANO INTERNACIONAL DA ÁGUA

Loading...

sábado, 15 de março de 2008

VESTIBULAR SERIADO UPE


O ASSUNTO QUE "VAI CAIR" EM 2009


Conteúdos Programáticos do Sistema Seriado de Avaliação.


U.P.E IAUPE CONUPE



A Universidade de Pernambuco preocupada em ofertar o que há de mais moderno no tocante ao ingresso no ensino superior vem, através do CONUPE, apresentar os conteúdos programáticos do Sistema Seriado de Avaliação.
Pioneira, no Estado de Pernambuco, em promover mudanças no concurso vestibular, a UPE instaura, em Pernambuco, uma nova forma de ingresso destinado à classificação de candidatos, através da avaliação de seu desempenho, em exames correspondentes a cada uma das séries do ensino médio. Os candidatos podem realizar esses exames ao longo de três anos consecutivos ou, se preferirem, de uma única vez, em um só ano. Dessa forma, a UPE passa a não mais integrar o conjunto das Universidades que possuem como única forma de entrada para a graduação o Vestibular Tradicional, tido como sendo um sistema, às vezes, ingrato com os candidatos, já que é uma avaliação, na qual o candidato tem apenas um único momento para ser avaliado sobre todo o conteúdo do Ensino Médio.
É perfeitamente sabido que o ano do Vestibular gera muito nervosismo não só para o candidato como também para toda a família. É o ano de se colher a plantação que em conjunto, pais e filhos regaram por longos anos da educação básica. A UPE, procurando sempre aperfeiçoar o seu Vestibular, criou mais uma alternativa, ou seja, o Sistema Seriado de Avaliação, já utilizado em grande parte das Universidades Brasileiras. O SSA, como doravante será chamado, diferentemente do Vestibular Tradicional, é um sistema de avaliação continuada.
O candidato inscrito no SSA terá uma reserva de 20% das vagas oferecidas pela UPE, sendo-lhe garantido o direito de nela ingressar , sem vivenciar o estresse do Vestibular Tradicional. Vale salientar que aqueles candidatos que não obtiverem classificação no SSA poderão concorrer normalmente ao Vestibular Tradicional.
Assim sendo, o vestibulando inscrito no SSA concorrerá a todas as vagas ofertadas, e aquele que se inscrever no Vestibular Tradicional, apenas a 80% dessas vagas. Isso demonstra uma série de vantagens para os candidatos inscritos no SSA bem como para a Universidade que terá em seu corpo discente alunos que se prepararam durante todo o Ensino Médio e que não vivenciaram um ano no corre-corre de cursinhos e colégio, buscando cumprir a carga horária exigida.


Disciplinas da área de Exatas

PROGRAMA DE MATEMÁTICA
¨1º ANO
ARITMÉTICA.
Números naturais e inteiros: adição, multiplicação e ordem. Números primos e compostos. Divisibilidade, o maior divisor comum e o menor múltiplo comum. Decomposição em fatores primos e o Teorema Fundamental da Aritmética. Números racionais e irracionais: adição, multiplicação, divisão e ordem. Potência de expoente racional e real. Frações e dízimas periódicas. Correspondência entre os números reais e os pontos de uma reta. Razões entre números e entre quantidades. Porcentagens. Proporcionalidade entre números e entre grandezas, proporções e escalas. Regra de três, simples e composta. Juros simples. Média aritmética simples e ponderada, média geométrica e harmônica.

Conjuntos.
Definição e representação. Relação de pertinência. Conjuntos iguais. Subconjuntos e relação de inclusão. Conjuntos das partes. Conjuntos numéricos. Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais.
O conjunto dos números reais. Intervalos. Propriedades das desigualdades. e módulo de um número real.

Funções.
Pares ordenados.. Representação no plano. Produto cartesiano. Relações binárias. Domínio, contra-domínio e imagem de uma relação.Gráfico de uma relação binária.
Conceito de função. Representação gráfica de uma função.
Estudo da função polinomial do 1ª grau. Estudo gráfico. Inequações do 1º grau.
Estudo da função quadrática. Inequações do 2º grau.
Funções racionais e irracionais. Função recíproca. Função modular.
Operações com funções. Composição de funções.
Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Função inversa.

Função exponencial.
Conceito. Gráficos. Propriedades. Número “e”. Equações e inequações exponenciais.

Função logarítmica.
Conceito. Gráficos. Propriedades. Função logarítmica como inversa da exponencial.

Geometria Plana.
Ângulos. Polígonos. Triângulos. Circunferência. Relações métricas nos triângulos retângulos. Polígonos inscritos e circunscritos. Relações trigonométricas nos triângulos retângulos. Lei dos senos e dos cossenos Área das figuras planas.


¨2º Ano
Seqüências numéricas.
Definição. Tipos de seqüência. Termo geral.
Seqüências especiais: Progressão Aritmética e Geométrica. Propriedades.

Estudo das matrizes.
Matrizes retangulares e quadradas. Tipos de matrizes. Operações com matrizes. Matriz inversa. Matrizes escalonadas. Algoritmo de escalonamento de matriz.

Determinantes.
Determinação do determinante de uma matriz quadrada.. Regra de Sarrus. Propriedades dos determinantes. Teorema de Laplace. Regra de Chió. Determinante de Vandermonde. Cálculo da inversa de uma matriz

Sistema de equações lineares.
Equação linear Sistema de equações lineares. Sistemas equivalentes. Teorema de Cramer. Discussão de um sistema de m equações a n variáveis.

Geometria Espacial.
Geometria de posição. Poliedros. Teorema de Euler.
Prismas e Cilindros. Conceito. Tipos de Prismas e cilindros. Propriedades. Áreas lateral e total. Volumes.
Pirâmides e Cones. Conceitos. Tipos de Pirâmides e Cones. Troncos de pirâmide e cone. Propriedades. Áreas laterais, totais e Volumes da pirâmide e cone.
Esfera e suas partes. Área da esfera e suas partes. Volumes da esfera e suas partes.

Trigonometria.
Arcos e ângulos. Círculo trigonométrico. Arcos côngruos.
Funções trigonométricas. Domínio imagem e gráficos.
Redução ao primeiro quadrante.
Identidades trigonométricas.
Transformações trigonométricas.
Equações e inequações trigonométricas.


¨3º Ano
Álgebra.
Binômio de Newton
Teorema Fundamental da contagem.
Arranjos simples e com repetição.
Permutações simples e com repetição.
Combinações simples.
Probabilidades.
Números complexos.
Polinômios.
Equações polinomiais

Geometria Analítica.
Pontos no plano.
Estudo da reta.
Estudo da circunferência.

PROGRAMA DE FÍSICA
¨1º Ano
Grandezas Físicas- Definição de grandezas físicas; grandezas fundamentais e derivadas; padrões e sistemas de unidades; análise dimensional
Medidas e Representações- Notação científica e ordem de grandeza; precisão das medidas e algarismos significativos; construção e interpretação de tabelas, gráficos e diagramas.
Vetores- Grandezas escalares e vetoriais; notação vetorial e representação geométrica de vetores; adição e subtração em uma e duas dimensões; multiplicação de um vetor por um escalar; representação de vetores em termos de suas componentes cartesianas
Cinemática escalar e Vetorial- Conceitos de partícula, referencial, trajetória, posição, velocidade média e instantânea, aceleração média e instantânea.
Descrição dos Movimentos em uma e duas dimensões- Movimentos retilíneos e circulares, uniforme e uniformemente variado; queda livre; lançamentos de projéteis; composição de movimentos.
Dinâmica da Partícula - Conceito de força, leis de Newton, força peso, força normal, força elástica, força de atrito e força resultante numa trajetória curvilínea.
Energia e sua Conservação - Trabalho realizado por uma força; potência média e instantânea, energia cinética e o teorema do trabalho e energia; forças conservativas e não-conservativas; energia potencial gravitacional e potencial elástica; conservação da energia mecânica
Impulso e Quantidade de Movimento- Impulso de um força; quantidade de movimento; teorema do impulso; colisões elástica, parcialmente elástica e inelástica.
Gravitação Universal- Confronto entre os sistema geocêntrico e heliocêntrico; leis de Kepler; lei de Newton da gravitação e energia potencial gravitacional.
Estática – Estática do ponto material. Torque de uma força. Centro de gravidade e equilíbrio de corpo extenso.
¨2º Ano
Conceitos Básicos de Termologia - Conceitos de temperatura e calor; escalas termométricas.
Dilatação Térmica- Dilatação dos sólidos e líquidos e o comportamento térmico da água
Calorimetria- Calor sensível, calor latente, capacidade térmica, calor específico; mudanças de estados físicos, diagrama de fases.
Propagação do Calor- Condução; convecção e irradiação.
Gases- Variáveis de estado, equação de Clapeyron e a lei geral dos gases perfeitos; transformações gasosas particulares: isotérmica, isobárica, isocórica e adiabática; teoria cinética dos gases.
Termodinâmica - Trabalho realizado por um gás; energia interna; leis da termodinâmica; transformações cíclicas e o ciclo de Carnot.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica- Princípios da Óptica Geométrica, raio de luz, formação de sombra e penumbra.
Reflexão da Luz - Reflexão regular e difusa, leis da reflexão; espelhos planos e esféricos; formação das imagens; equação dos pontos conjugados.
Refração da Luz- Leis da refração; reflexão total; posição aparente; lâminas de faces paralelas e prismas.
Lentes Esféricas - Classificação geométrica das lentes; elementos geométricos; comportamento óptico; formação das imagens; equação dos pontos conjugados; vergência de uma lente e óptica da visão; arranjos ópticos simples.
Ondulatória - Oscilações; movimento harmônico simples; considerações sobre força e energia no MHS; cinemática no MHS; conceito de onda; classificação das ondas; comprimento de onda, freqüência, período e amplitude de uma onda; equação de onda; princípio de superposição, reflexão, refração, interferência, difração; ondas sonoras e efeito Doppler ¨3º Ano
Hidrostática.
Hidrdinâmica.
Carga Elétrica - Carga elétrica e sua conservação; condutores e isolantes; processos de eletrização; lei de Coulomb.
Campo Elétrico - Conceito de campo elétrico; vetor campo elétrico; campo elétrico gerado por cargas elétricas puntiformes; linhas de força; campo elétrico uniforme e campo elétrico gerado por um condutor em equilíbrio eletrostático.
Potencial Elétrico - Energia potencial e potencial elétrico; potencial elétrico num campo elétrico gerado por cargas puntiformes; potencial de um condutor em equilíbrio eletrostático; superfícies eqüipotenciais; trabalho realizado pela força elétrica e diferença de potencial num campo elétrico uniforme.
Grandezas Físicas no Estudo dos Circuitos Elétricos - Diferença de potencial; corrente elétrica e sua intensidade; efeitos da corrente elétrica; potência elétrica e energia elétrica; resistência elétrica e leis de Ohm.
Equipamentos Elétricos de um Circuito: Gerador Elétrico. Receptor Elétrico.
Circuitos Elétricos. Circuitos com gerador, Receptor e Resistores.
Circuitos Especiais - Leis de Kirchhoff; instrumentos elétricos de medição; dispositivos de segurança; circuitos com capacitores planos.
Eletromagnetismo - Ímãs e interações entre ímãs; experimento de Oersted; Campo magnético e linhas de indução; fontes de campo magnético; condutor retilíneo, espiras e solenóide; força magnética numa carga elétrica, força magnética num condutor retilíneo e força magnética entre dois condutores retilíneos e paralelos; Indução magnética e a lei da Faraday; lei de Lenz.
Óptica Física - Luz e radiação eletromagnética, espectro eletromagnético, experimento de Young; polarização da luz.
Teoria da Relatividade - Postulados da relatividade restrita; dilatação do tempo; contração do comprimento e relação entre massa e energia.
Física Moderna - Radiação de corpo negro; efeito fotoelétrico; modelo de Bohr; dualidade onda-partícula; princípio da incerteza
.

PROGRAMA BIOLOGIA
¨1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Introdução à Biologia e Origem da vida – Características dos seres vivos. Abiogênese e biogênese. Teorias sobre a Origem da Vida. Hipótese autotrófica e heterotrófica.
Química – Base molecular da vida. Água e os seres vivos – estrutura e importância da água para a vida. Glicídios – Classificação e importância dos glicídios. lipídios – Classificação e importância dos lipídios. Proteínas – composição molecular, arquitetura e função das proteínas. Vitaminas – principais vitaminas e suas fontes naturais e avitaminoses. Ácidos nucléicos – tipos de ácidos nucléicos: DNA e RNA, componentes e estruturas dos ácidos nucléicos.
Citologia – Célula procariota e eucariota. Membranas e envoltórios externos à membrana plasmática. Permeabilidade celular. Endocitose e exocitose. Organelas: organização estrutural e funcional. Metabolismo energético. Núcleo celular e a Síntese Protéica. Processo mitótico e meiótico.
4. Reprodução e Desenvolvimento Embrionário – Tipos de reprodução. Reprodução humana; métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Gametogênese e fases do desenvolvimento embrionário.
5. Histologia Animal – 5.1 Tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos propriamente ditos e de sustentação e transporte, tecidos musculares e nervoso.
¨2º ANO
Introdução ao Estudo dos seres Vivos – Biodiversidade e Classificação biológica.
Taxonomia. Sistemas de classificação biológica. Regras de nomenclatura. Os reinos dos seres vivos.
Os Vírus – Características estruturais e composição química. Tipos de vírus.
Reinos Monera, Protista e Fungi. Características gerais, classificação, reprodução e importância.
Reino Animalia. Principais filos animais e suas características gerais.
Funções vitais nos animais. Nutrição e digestão. Circulação e transporte. Respiração. Excreção. Sistemas de proteção, sustentação e locomoção. Sistemas integradores e regulação funcional. Os sentidos. 6.8 Imunidade.
Reino Plantae. Reino das plantas e suas divisões: características gerais dos grandes grupos atuais. Evolução da reprodução nos grupos vegetais. Tecidos vegetais – meristemas primários e secundários; fundamental, parênquima, esclerênquima e colênquima; vascular, xilema e floema; dérmico, epiderme e periderme. Morfologia vegetal. Fisiologia vegetal.
¨3º ANO
Genética. Mendelismo e Neo-mendelismo. Ligações gênicas e mapas genéticos. Herança e determinação do sexo e cromossomos sexuais. Interação gênica. Mutações gênicas e aberrações cromossômicas. Genes letais e subletais. Função gênica.
Biotecnologia. DNA recombinante. Clonagem gênica. Engenharia genética. Organismos Transgênicos. Projeto Genoma Humano
Evolução. Teorias da evolução. Evidências da evolução. Formação e evolução das espécies. Mecanismos da evolução. Noções de probabilidade e genética de populações.
Ecologia. Ecossistemas e seus componentes. Dinâmica de populações. Ciclos biogeoquímicos. Biociclos: terrestre, de água doce e marinho. Relações entre os seres vivos. O homem e o meio ambiente. Poluição.
Higiene e Saúde. Epidemia, endemia e pandemia. Principais parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de protozoários e vermes causadores de parasitoses. Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e profilaxia das parasitoses. Viroses: reprodução dos vírus e principais viroses humanas. Bacterioses: principais doenças humanas causadas por bactérias. Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e profilaxia das parasitoses.
Programa de Química.

¨1º Ano.

Introdução à química - Conceito e divisão.
Átomo – Estrutura e modelos atômicos.
Elementos químicos – Nomenclatura. Número atômico. Isotopia, Isobaria e Isotomia. Massa atômica, Molecular e Número de Avogrado.
Substâncias e Misturas- Substâncias simples e compostas, Fórmulas. Alotropia. Transformação de matéria. Processo de separação das misturas.
Classificação periódica dos elementos. Distribuição eletrônica – Grupos e períodos – Número de oxidação.
Ligações químicas. – Componentes iônicos – Compostos moleculares
Cálculos estequiométricos. – Equações químicas – Concentração molar.

¨2º Ano.

Reações químicas – Representação - Classificação e balanciamento.
Leis das combinações químicas – Leis ponderais e volumétricas.
Dispersões – Soluções verdadeiras e coloidais. Suspensão. Solubilidade. Equivalente-Grama - Concentrações.
Sistema Gasoso- Medida de volume, pressão, temperatura. Densidade. Volume Molar. Equações de: Clapeyron, Lei de Boyle Mariotte, Lei de Gay-Lussac, Lei de Charles – Lei de Dalton das pressões parciais – Lei de Amagat.dos volumes parciais.
Termoquímica – Processos Exo e Endotérmico- Entalpia – Equações termoquímicas – Espontaneidade das transformações – Entropia e Variação de Energia livre de Gibbs.
Cinética química – Velocidade de uma reação – Fatores que influem na velocidade das reações – Temperatura – Pressão – Concentração dos reagentes – Superfície de contato – Luz – Eletricidade – Tipos de reagentes.
Lei de ação das massas – Catalisadores
Equilíbrio químico – Reações reversíveis e equilíbrio – Deslocamento de equilíbrio – Constante de equilíbrio – Fatores que influem no equilíbrio – Concentração – Pressão e Temperatura.- Fatores iônicos – pH e pOH – Hidrólise de sais – Constante de Produto de Soludubilidade – Efeito Íon Comum: Equilíbrio de base e soludibilidade.

¨3º Ano.

Eletroquímica – Oxidação e redução – Número de oxidação – Oxidante e
redutor – Balanceamento de reações de oxidação – Semi-reações de
oxidação ou redução - Proteção contra a corrosão – Eletrólise em solução aquosa –
Reatividade e reações nucleares. Emissões radiativas – Reações nucleares
Tempo de desintegração e meia vida – Aplicações da radiatividade – Fusão e Fissão Nuclear.
Química Orgânica – Conceito e função – Átomo de carbono – Classificação
das cadeias Carbônicas – Regras de nomenclatura – Hidrocarbonetos – álcoois – fenóis – aldeídos – cetonas – álcoois carboxílicos – éteres – ésteres – compostos nitrogenados – compostos organometálicos – sais orgânicos - isometria – lipídios – glicídios – proteínas – vitaminas.
Análise química – análise elementar orgânica – análise gravimétrica – análise titulométrica – análise de micro-moléculas.
Açúcar e Álcool


Disciplinas da Área de Humanas

PROGRAMA DE HISTÓRIA

¨1º. ANO
O CONHECIMENTO HISTÓRICO - Conceito de História - O relacionamento com as demais ciências - As fontes históricas
A HISTÓRIA ANTES DA ESCRITA - A Pré-história: problemas conceituais. O papel do trabalho na evolução humana.Os grandes períodos da pré-história
A “PRÉ-HISTÓRIA” BRASILEIRA - As várias hipóteses sobre a chegada do homem a América. - Os sítios arqueológicos no Nordeste. A antiguidade da presença humana em territórios do atual Brasil.
AS COMUNIDADES INDÍGENAS ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS. As principais culturas pré-coloniais da América (astecas, maias e incas). A diversidade cultural dos povos que habitavam o atual Brasil. A influência das culturas indígenas nas tradições brasileiras.
HISTÓRIA ANTIGA - Culturas e Estados no Antigo Oriente Próximo. As contribuições das culturas grega e romana para o mundo ocidental.
HISTÓRIA MEDIEVAL - A formação da Europa Ocidental. A feudalidade Européia. O cristianismo e a Igreja Católica. As culturas bizantina e Islâmica (surgimento e expansão). ¨2º. ANO
HISTÓRIA MODERNA -As crises do feudalismo. O Renascimento e as reformas religiosas. O Estado moderno e o Absolutismo monárquico. A expansão do comércio e a chegada dos europeus a América.
A CONSTRUÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA- A colonização da América portuguesa. A organização administrativa colonial.As riquezas coloniais e o trabalho escravo. As disputas entre as metrópoles européias e as ameaças aos domínios portugueses na América. A presença holandesa em Pernambuco. A expansão e as novas fronteiras da colônia portuguesa na América. As manifestações culturais no período colonial. A Igreja Católica e a colonização
A FORMAÇÃO DO MUNDO COTEMPORÂNEO - A Revolução Industrial. O Iluminismo e a construção da modernidade. As Revoluções burguesas na Inglaterra e na França. A independência das colônias européias da América.
A CRISE DO SISTEMA COLONIAL E O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA
As resistências à dominação colonial e os levantes contra a Metrópole. A transferência do governo português para o Brasil. Pernambuco insurgente. A Insurreição Pernambucana de 1817. O rompimento com Portugal.
O IMPÉRIO DO BRASIL A montagem do Estado Imperial. A Confederação do Equador em Pernambuco. O Período Regencial e as ameaças à unidade imperial. O Segundo Reinado e a consolidação do Estado Imperial. A Revolução Praieira. O advento da lavoura cafeeira e a reafirmação do escravismo.
¨3º. ANO
A CONSTRUÇÃO DA REPÚBLICA. A política externa e os conflitos na região platina durante o Império. A abolição, o Republicanismo e a Crise Final do Império.A Proclamação da República.A cultura brasileira na época do Império e a construção da idéia de nação.
O MUNDO CONTEMPORÂNEO. Revoluções liberais, nacionalismo e unificações. A expansão do capitalismo europeu na África e na Ásia. A concorrência imperialista e a Primeira Guerra Mundial. O período entre guerras: A Revolução Russa, a crise de 1929 e ascensão dos totalitarismos. A Segunda Guerra Mundial O mundo pós-guerra: A descolonização afro-asiática: conflitos e contradições na 2ª metade do século XX. Militarismo e democracia na América Latina no século XX. As principais questões políticas e econômicas da atualidade. As manifestações culturais nos séculos XIX e XXA era da globalização e as reformulações políticas.
O BRASIL REPUBLICANO. As bases políticas e as contestações à República Oligárquica. Autoritarismo e nacionalismo na Era Vargas (1930-1945) Democracia e desenvolvimento na República Populista (1945-1965): construção e crise do Populismo no Brasil. O movimento dos trabalhadores rurais em Pernambuco e o golpe de 1964. A modernização autoritária: O Regime Militar (1964-1985) A crise da Ditadura Militar e a redemocratização: a República brasileira atual A cultura no Brasil República.

PROGRAMA GEOGRAFIA GERAL E BRASIL
¨1º ANO
Introdução a Geografia: Conceitos gerais
A CIÊNCIA GEOGRAFICA - Importância e definiçõe - Correntes e princípios - O espaço geográfico - Categorias geográficas
O ESPAÇO E SUAS REPRESENTAÇÕES- Orientação: Rosa dos ventos. - Coordenadas geográficas: Paralelos – Latitude, Circulo do Equador, trópicos, círculos polares - Meridianos – Longitude – fusos horários.
Geografia Humana
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENT0- Níveis de desenvolvimento. - Classificações: Países em desenvolvimento ou emergentes, países industrializados, países do norte e do sul, países menos desenvolvidos, primeiro, segundo e terceiro mundo, países centrais e países periféricos.- Índice de desenvolvimento humano – IDH - Brasil: Nível de desenvolvimento e IDH.
POPULAÇÃO MUNDIAL E BRASIl - Conceitos fundamentais: População absoluta, densidade demográfica, natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo.- Crescimento demográfico mundial e brasileiro. - Distribuição populacional. - Teorias demográficas. - Movimentos populacionais: Tipos de migrações, Migrações hoje: Causas e conseqüências, Migrações no Brasil.- Setores da economia e as populações. O desemprego e o subemprego, o menor trabalhador - A participação da mulher e do negro no mercado de trabalho
URBANIZAÇAO MUNDIAL E BRASIL - Conceitos fundamentais- A urbanização e o nível de desenvolvimento.- Aglomerações urbanas e hierarquia - Problemas urbanos: a. Ambientais – Trânsito, poluição sonora e visual, a questão do lixo urbano, a escassez da água potável. b. Sociais – Drogas, criminalidade, moradia, menor abandonado, violência, mendicância, exclusão social (Espacial, econômica, cor.).
– GEOGRAFIA FISÍCA
A ATMOSFERA E O CLIMA - Atmosfera – importância, composição e camadas. - Clima e tempo - Aquecimento terrestre- Fatores do clima: Latitude, relevo e altitude. Continentalidade e maritimidade. Correntes marítimas-Massas de ar - Ciclo hidrológico - Tipos de nuvens e chuvas- Classificações climáticas - Principais tipos climáticos do mundo- Tipos climáticos no Brasil. - Problemas ambientais na atmosfera. - Efeito estufa - Chuva ácida - Camada de ozônio - Inversão térmica
¨ 2º ANO
GEOGRAFIA ECONÔMICA
CAPITALISMO E SOCIALISMO - Características gerais - Lideranças capitalistas e ex-socialistas - O socialismo hoje: Cuba, Vietnã e Coréia do norte. - A China, um caso particular: O socialismo chinês e o crescimento econômico.
GLOBALIZAÇÂO – A NOVA ORDEM MUNDIAL.- Aspectos gerais da Guerra fria. - Conceitos da globalização - Desenvolvimento tecno-cientifico e globalização- As empresas transnacionais - O comércio mundial - Divisão internacional do trabalho – histórico e hoje.- Organismos globais: ONU, Banco Mundial, FMI, OMS, entidades ambientais globais (Greenpeace, WWF...).- Blocos econômicos – UE, NAFTA, MERCOSUL, APEC. - Problemas da globalização: Aumento do desemprego - O fim do Estado naciona- Aumento da desigualdade – Entre países, nos países e entre pessoas.Migrações SUL-NORTE - Globalização das: Doenças e drogas - Sociedade de consumo e meio-ambiente - O Brasil na era global GEOPOLITICA
GEOLOGIA- Conceitos e importância- Formas de investigação: fósseis, rochas, radioatividade.
CAMADAS INTERNAS
DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DAS PLACAS -Evidências e comprovações. -Tipos de movimentos das placas – causas e conseqüências. - Brasil e placas tectônicas
ROCHAS E MINERAIS- Conceitos. - Tipos de rochas e o ciclo das rochas.- Minerais no mundo.- Minerais do Brasil: Principais minerais.Áreas produtoras - Importância econômica - Recursos minerais; Problemas ambientais e sociais.
SOLOS - Conceitos- Horizontes do solo. - Tipos de solos - Classificação dos solos - Composição e fertilidade.- Danos ambientais aos solos- Principais solos no mundo- Solos no Brasil
O RELEVO TERRESTRE- Principais formas do relevo. - Agentes do relevo: Internos e externos - Formas do relevo brasileiro - Classificação do relevo brasileiro – Jurandir Ross
HIDROSFERA- Ciclo da água- Rios – conceitos- Importância e utilização- Hidrografia brasileira – Importância e utilização.- Bacias brasileiras - Oceanos e mares. A água no nosso século: Poluição, desperdício e escassez. GEOGRAFIA ECONÔMICA.
FONTES DE ENERGIA.- Classificação das fontes energética- Produção e consumo mundial.- Principais fontes: Carvão, Petróleo, Nuclear, Gás Natural, Hidroelétricas (Produtores, consumidores, vantagens e desvantagens).- Fontes alternativas de energia - Fontes de energia no Brasil- Energias alternativas no Brasil.
¨3º ANO
GEOGRAFIA ECONÔMICA MUNDO E BRASIL
AGRICULTURA MUNDIAL E BRASIL -Tipos de agricultura- Sistemas e modos de produção - A tecnologia e as ciências na agricultura- A agricultura no mundo: países desenvolvidos e subdesenvolvidos. -Agricultura nos EUA, Europa e China - Os problemas ambientais e sociais da agricultura - A fome no mundo - Atividade agrícola no Brasil: Principais produtos - Êxodo rural - A questão da terra - Relações de trabalho e trabalho infantil - Tecnologia no campo - Descaso ambiental.
A INDÚSTRIA - Evolução da indústria- Classificação da indústria - Fatores de localização – Divisão Internacional do Trabalho – DIT.- A indústria e a globalização – Distribuição espacial- Ciência e indústria – Pólos tecnológicos - Principais regiões industriais.- Indústria e meio-ambiente - A atividade industrial no Brasil – Histórico, e importância econômica. - Localização industrial- Globalização e indústria brasileira. - Meio-ambiente e indústria no Brasil
O COMÉRCIO - Conceito, origem e evolução.- Comércio internacional no mundo global. - Papel dos EUA e China.- Organizações internacionais do comércio – FMI, Banco Mundial,- Participação do Brasil no comércio mundial GEOGRAFIA FISÌCA -
CARTOGRAFIA - Mapas – Elementos do mapa - Coordenadas geográficas - Projeções cartográficas- Tecnologia a serviço da cartografia
MOVIMENTOS DA TERRA - Sistema solar - Translação e rotação- Estações do ano
FORMAÇÔES VEGETAIS - Conceitos- Tipos de vegetação - Formações vegetais: Florestas Equatorial, Tropical e Temperada. - Vegetação Litorânea - Desertos e semi-áridos – Campos – Mediterrânea -Tundra- Danos ambientais as formações vegetais. - A cobertura vegetal brasileira - Danos ambientais a vegetação no Brasil.
PROGRAMA DE FILOSOFIA

¨1º Ano

A Condição Humana:
O mundo Natural;
A Cultura.
O mundo Globalizado:
O Paradigma da Modernidade;
Conhecimento:
Como Saber?;
Modos de Conhecer o Mundo;
O Pensamento Mítico:
O que é Mito;
Funções do Mito;
O Mito de Hoje;

¨2º Ano

Conhecimento Filosófico:
Tarefa da Filosofia;
O Ceticismo.
Política: Ano
Concepção da Política.
A Democracia:
Democracia e Cidadania;
Quem Educa o Cidadão?.
Temas Afins: A Violência.
A Violência no Dia-a-dia:
O que é violência?
A Violência pode ser Justa?

¨3ª Ano.
A Discriminação:
Preconceito;
O Racismo;
O Machismo;
Estética:
O que é Arte?
A Função da Arte;
Feio ou Bonito?Depende do Gosto?
Os Meios de Comunicação em Massa:
A Televisão;


PROGRAMA DE SOCIOLOGIA

¨1º Ano.

Conceito de Sociologia –Principais escolas sociológicas – Pensadores e
Tendências do Ensino da Sociologia – Objetivo das Ciências Sócias. .
Sociabilidade e Socialização – Processos sociais - Cooperação e Competição – Convívio social, isolamento e atitudes.
Comunicação – Interação e Relação social.
Comunidade – Comunidade – Sociedade –

¨2º Ano

Cidadania - Aspectos jurídicos e Éticos.A democracia representativa e
participativa das minorias.
Argumentos sociais – Grupo e agregados sociais – Estrutura e Organização social.
Fundamentos Econômicos da Sociedade – Processo de Produção –
VidaEconômica da Sociedade. Marsc e Dukheim – Instrumentos e Relações de
Produção – Força Produtiva.

¨3º Ano

Estratificação e Mobilidade social – Principais tipos de estratificação Social – Dinâmica da estratificação econômica – Mobilidade social – Divisão de sociedades.
Cultura – Cultura e Educação – Identidade cultural – Elementos da cultura – Aculturação – Contra cultura – Socialização e controle.
Instituições sociais- Definição - Independência das Instituições.
Principais Instituições – Família – Igreja – Estado
Mudança social – Mudança e relações sociais – Invenção e difusão social –
Obstáculos e resistências sociais – Conseqüências e mudanças sociais.
O subdesenvolvimento – Conceito – Indicadores: Vitais, Econômicos, Sociais e Políticos.
Educação e Escola – Objetivos da Educação – Formas de Transmissão –Escola como Grupo social.
Estado e Movimento Social.


Área de Línguas

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA
¨1º Ano
Língua Portuguesa
Texto e discurso
Textualidade, coerência e coesão. A coerência e o contexto discursivo. Paralelismo sintático e semântico. A intertextualidade: a paráfrase e a paródia.

Semântica : aspectos gerais
.Sinonímia e antonímia. Campo semântico, hiponímia e hiperonímia. Polissemia A ambigüidade na construção do texto.

Gêneros discursivos/ textuais

A acentuação gráfica e a ortografia na construção do texto.

Aspectos morfossintáticos da língua portuguesa na leitura e produção textual (as palavras ganham "valor gramatical" quando usadas numa estrutura lingüisticamente possível no Português, e não isoladamente, em estado de dicionário).

Morfossintaxe :o determinante e seus determinados. Adequação entre determinantes e seus determinados ( substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais ... ). O elemento modificador: o advérbio e suas circunstâncias – aspectos semântico-sintáticos.
Literatura
Funções da linguagem: a função poética.
Conotação / denotação
O texto literário: especificidades ( estranhamento; ambigüidade; alta voltagem conotativa; "obra aberta ")
Estilo individual, estilo de época: texto x contexto.
O processo literário brasileiro
O quinhentismo: a informação e a missão - a literatura de viagens e a de catequese. O seicentismo: a palavra-arte sob o signo do Barroco. A poesia "desigual"de Gregório de Matos. O tom retórico e persuasivo dos Sermões do Pe. Antônio Vieira. O setecentismo: a Ilustração, a euforia do progresso civilizatório, razão e ciência. O estilo neoclássico. O arcadismo mineiro - o épico, o lírico e o satírico. Claúdio - Gonzaga - Basílio.

¨2º Ano
Língua Portuguesa.
O verbo no Português: conjugações, vozes, modos e tempos – aspectos semânticos e usos.
Princípios gerais da concordância verbal: a relação entre o verbo e seu sujeito. Usos mais freqüentes.

Princípios gerais da regência verbal : transitividade e intransitividade - aspectos semântico-sintáticos. O verbo de ligação. Alguns verbos e regimes e seus usos mais freqüentes

O sinal indicador da crase : princípios norteadores e usos mais freqüentes.

Os elementos conectores: a preposição e a conjunção. Aspectos morfossintáticos e semânticos. Seus usos mais freqüentes.

Gêneros discursivos/ textuais


Literatura

A dominação política da burguesia e a plena vitória do individualismo: o Romantismo.
Linguagem e temas da poesia romântica'. A produção poética das "gerações românticas”.Gonçalves Dias - Álvares de Azevedo - Castro Alves
A prosa romântica no Brasil: o país do ontem e do hoje, do interior e da cidade. José de Alencar.
A literatura realista: visão crítica da sociedade, linguagem
A poesia parnasiana: o artesanato do verso. Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso.
A poesia parnasiana: o artesanato do verso. Bilac entre o sensualismo e o perfeccionismo do verso.

3ª Ano
Língua Portuguesa
As variedades lingüísticas e a construção do texto. ( Texto x contexto )
A montagem do período: do simples ao composto. A coordenação e a subordinação - especificidades e usos.
A coordenação : sua sintaxe e sua semântica.
A subordinação: sua sintaxe e sua semântica.
Aplicações e usos da coordenação e da subordinação na produção textual.

Gêneros discursivos/ textuais


Literatura

A literatura entre "o sorriso da sociedade"e a denúncia social: o Pré-modernismo. Euclides, Lima Barreto e Lobato. A poesia "lodo e lama " de Augusto dos Anjos.
As vanguardas européias: do Futurismo ao Surrealismo
O Modernismo de 22: A Semana de Arte Moderna. Mário, Oswald e Bandeira.
O Modernismo de '30: a poesia nas sua múltiplas faces -Cecília e Drummond.
O regionalismo nordestino: narrativa vigorosa , denúncia social e forte oralidade na ficção. Rachel, Zé Lins, Graciliano Ramos e Jorge Amado.
A geração de 45: João Cabral. O romance introspectivo - Clarice Lispector; O regional e o seu redimensionamento - João Guimarães Rosa.
O concretismo: nossa primeira vanguarda.
Literatura Brasileira hoje.

PROGRAMA DE ESPANHOL

¨1 º Ano.

Leitura e compreensão de texto.
Artigos – Definidos e Indefinidos.
Substantivos – Gênero, Númro e Grau.
Adjetivos. Demonstrativos e Possessivos


¨2 º Ano
Pronomes. Pessoais (sujeitos), relativos, indefinidos, exclamativos, interrogativos.
Verbos. Modo indicativo.
Separação e Acentuação das palavras.
Numerais.
Leitura e compreensão de textos.
Artigo Neutro.
Pronomes.

¨3 º Ano

Pronomes: Pessoais(Complemento). Possessivos e Demonstrativos.
Verbos – Modo Subjuntivo e Imperativo/Perífrases Verbais: Infinitivo. Gerúndio, Particípio.
Advérbio.
Vozes do Verbo
Preposições.
Conjunções.


PROGRAMA DE INGLÊS

¨1º Ano

- The Article;
- Plural of Nouns;
- The Possessive Case(´s);
- The Verb To Be;
- Pronouns;
- There is/ Was, There are/ were;
- The Verb Have;
- Simple Present;
- Present Continuous;
- Simple Past;
- Past Continuous;
- Degree of Adjectives;
- Future With Going to;
- Future With Will;
- Modal Verbs.

¨2 º Ano

- Simple Present;
- Present Continuons;
- Simple Past;
- Past Continuons;
- Future With Will;
- Future With Going to;
- Present Perfect;
- Past Perfect;
- Personal Pronouns;
- Modal Verbs;
- The Passive Voice;
- Reported Speech;
- Conditionals.



¨3 º Ano

- The Article;
- Plural of Nouns;
- The Possessive Case(´s)
- The Verb To Be;
- Personal Pronouns;
- Reflexive Pronouns;
- Relative Pronauns;
- There is/ was, There are/ were
- The Verb Have;
- Simples Present;
- Present Continuons;
- Simle Past
- Past Continuous;
- Degree of Adjectives;
- Future With Going to;
- Future With Will;
- Present Perfect;
- Past Perfect;
- Modal Verbs;
- The Passive Voice;
- Reported Speech;
- Conditionals.


http://www.upenet.com.br/concursos/seriado_08/arquivos/Programa%20do%20SSA%202008.doc

Nenhum comentário: